Pesquisas

Observatório da Educação Indígena

Como os meios de comunicação podem auxiliar na manutenção da cultura indígena, sendo utilizado dentro das escolas indígenas? este é um desafio que estamos detectando através da observação e leitura de documentos oficiais relacionados a Escola Lutuma Dias, da aldeia Terena Limão Verde. Através do Projeto Observatório indígena, buscamos detectar por que tal Instituição, professores e lideranças dessa comunidade acreditam na utilização dos meios de comunicação no cotidiano escolar. A partir desse pressuposto estamos elaborando materiais didáticos juntamente com os professores indígenas, com o intuito de registrar a memória e outros aspectos da cultura tradicional, para serem utilizadas como instrumentos educacionais.

Por que sim não é resposta

O Por que sim não é resposta foi realizado pelo Núcleo de Comunicação, infância e juventude, do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. O Programa foi coordenado pela professora Ms. Naine Terena com a participação dos acadêmicos de Radialismo.
Acesse: http://cpd1.ufmt.br/necoij/audios.php

As humanas no Ar

Fomentar a produção radiofônica na escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva foi uma das experiências dos estudantes de Radialismo da UFMT. O Projeto auxiliou os alunos da Escola na produção dos programas radiofônicos.

QUEM CHORARÁ POR NÓS?

Mais uma vez o vídeo e o rádio são suportes de memórias. Minhas memórias, memórias de outros parentes, memórias dos ancestrais.

http://naineterena.blogspot.com/2010/02/quem-chorara-por-nos.html

DEVANEIOS

Apenas observando tantos objetos espalhados pelo espaço. Reuní-los á memória da infância, de vovôs e vovós... devaneios.

TEMPO
O tempo é algo que precisamos interpretar e vivenciar. Qual é o tempo na cidade, na zona rural, nas aldeias indígenas, na sua vida?
Mais em: http://naineterena.blogspot.com/2010/04/tempo.html